terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

IMPRENSA ESPORTIVA GAÚCHA: SERIEDADE X OPORTUNISMO


Por diversas vezes, a imprensa responsável por noticiar o futebol gaúcho, se torna alvo de críticas, acusações e até xingamentos por parte dos torcedores, sejam eles gremistas ou colorados. É comum vermos principalmente nas redes sociais, ou até mesmo nos comentários dos blogs dos próprios jornalistas esportivos, duros ataques a suas opiniões e publicações. Isso já virou rotineiro por parte dos amantes do futebol, que encontram através da internet o meio necessário para responder ao que não lhe convém. 

É bem verdade quando digo que o torcedor rechaça o que não lhe é bem visto, como também é verídica a falta de conivência com os fatos em certas publicações ou matérias dos jornais gaúchos, onde oportunistas conseguem, por inúmeras vezes, jogar a torcida contra a diretoria. Criam até falsas crises, falsos problemas, falsas afirmações, e tudo pra ganhar alguns "retweets". Na disputa do Oscar de Quem Aparece Mais, o que realmente aparece são os equívocos.

Um exemplo disso foi o que aconteceu dia 4/2 no Twitter. Alguns torcedores gremistas brincavam com a contratação fictícia de um lateral esquerdo argentino Enrico Cabrito (heheh), e poucos minutos depois, fora noticiado por um conhecido jornalista:



Após a gigantesca repercussão que levou Enrico Cabrito aos TT's do Brasil, outros colegas de profissão lamentaram o descompasso do amigo acima. A euforia oportunista de ser o primeiro a noticiar uma contratação do clube era tanta, que o jornalista sequer pesquisou no Google o nome do jogador para saber se existia. Uma gafe total.

Pra piorar, acredite, a notícia foi dada hoje, ao vivo, no Globo Esporte, pelo consagrado Paulo Britto:


No entanto, esse fato é só um exemplo de uma série de equívocos de jornalistas gaúchos, posso citar de cabeça alguns como: "Taison x Messi - Só o tempo dirá" (acredite, era o Taison ex-Inter); a contratação de "Grêmio acerta com Bruno Camargo" (outro jogador inventado pela torcida), e a recente vinda do Drogba para o Grêmio. Nem vou entrar em detalhes na parcialidade em relação a dupla, seja a favor de Grêmio ou Inter, tanto faz, mas quase sempre é notória a inverdade publicada. 

Obviamente, não é justo generalizar os profissionais, existem jornalistas sérios e os meramente oportunistas, aqueles que vendem a sua credibilidade por 15 segundos de fama. Infelizmente os que optam pela seriedade acabam sendo interpretados como "farinha do mesmo saco", e pagam pelos erros alheios.

Indago: Será que os responsáveis por isso realmente acreditam na manipulação das massas? Pra falar a verdade, manipulavam. Mas já não manipulam mais. Hei, vejam só! O manipulado acima não foi o torcedor! Agora é ele quem tem a voz.


Ah, e aos oportunistas de plantão: cuidado, tu podes ser o próximo!



Compartilhe: http://gremiologoexisto.blogspot.com/2013/02/imprensa-esportiva-gaucha-seriedade-x.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grêmio, logo existo.